O que são vias ferratas?
Uma via ferrata portanto é uma rota ou percurso em ambientes de montanha ou rochosos que assim foi equipado com fixações de aço, como degraus, escadas, cabos, grampos e também pontes suspensas. Assim facilitam a progressão e proporcionam a segurança aos praticantes. O termo “via ferrata” é de origem italiana e significa “caminho de ferro”.
Qual a origem das vias ferratas?
Esses caminhos foram inicialmente desenvolvidos nas Dolomitas, uma cadeia montanhosa nos Alpes italianos, durante a Primeira Guerra Mundial, como meio de permitir a movimentação rápida das tropas em terrenos rochosos. Atualmente, as vias ferratas são frequentemente utilizadas para fins recreativos e esportivos.
Qual o equipamento necessário para se fazer vias ferratas?
Os praticantes de vias ferratas devem usar o seguinte equipamento de segurança: arnês, mosquetão um capacete e um conjunto de absorvedores de energia. Assim eles se pode conectarem ao cabo de aço fixado na rocha, assimproporcionando segurança contra quedas.
Também é recomendado luvas e umas botas adequadas.
Qual a idade para se fazer uma via ferrata?
É uma atividade que pode ser feita por várias gerações, podendo a partir dos 12 anos, acompanhados pelos progenitores ou então com uma declaração por eles assinada.
Venha fazer uma experiência em vias ferratas!
As vias ferratas permitem que pessoas com diferentes níveis de habilidade e experiência em escalada desfrutem de áreas montanhosas de uma maneira mais acessível e segura, experimentando a emoção e a aventura da escalada.
Quais as vias ferratas existentes em Portugal?
- Via ferrata da serra das talhadas.
- Via ferrata barragem santa lúzia.
- Via ferrata castelo de vide.
- Via ferrata póvoa de lanhoso.
- Via ferrata muradal.
- Via ferrata teto do mundo.
Visite o instagram.